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Foto do escritorVanessa Angioletti Ferreira Lemos

ESG: vamos falar sobre o "S" da coisa


A sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). E em alguns lugares, aqui no Brasil, você poderá ver as pessoas utilizando ASG.


O princípio da responsabilidade social e ambiental nas organizações ganhou força na década de 1990 como resultado da 1a e 2a Conferências Mundiais da Indústria que aconteceram em 1984 e 1991. Você também já deve ter ouvido falar no Triple Bottom Line, esse tripé da sustentabilidade (ambiental, social e econômico) foi idealizado em 1994 por John Elkington, um sociólogo britânico que ficou conhecido como o pai da sustentabilidade.


Apesar da ideia, das empresas precisarem se responsabilizar pelo meio ambiente e pelas pessoas sem esquecer do lucro, não ser nova, agora o termo ESG passa a ser alvo de muito interesse, de acordo com o Google Trends, o interesse de busca, no Brasil, pelo termo ESG triplicou em 2022.


Neste artigo, vamos tratar do "S" da coisa.


Impacto social é o modo como as organizações afetam a sociedade da qual fazem parte e os efeitos gerados a longo prazo a partir de uma mudança positiva e significativa sobre um determinado desafio social.

Por que o impacto social é tão importante para os negócios?


A sociedade sempre passa por transformações, as gerações mais antigas se integram com a nova geração trazendo novas ideias, estas mudanças mudam comportamentos e as pessoas que compõem o tecido social são consumidores. Consumidores mais conscientes preferem marcas que produzem efeitos positivos na sociedade, mais de 50% dos consumidores globais estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços de empresas comprometidas com o impacto social e ambiental positivo.


E as pessoas que contribuem para o desenvolvimento e crescimento das empresas são profissionais. Profissionais se sentem mais satisfeitos com o trabalho quando têm oportunidades de causar impacto positivo na sociedade e muitos já declararam que não trabalharia para uma empresa que não tem fortes compromissos sociais e ambientais.


Como a empresa pode gerar impacto social na prática?


  • Promovendo uma cultura voltada para a responsabilidade social e que internamente, se preocupa em criar um ambiente representativo e inclusivo;

  • Apoiando causas sociais, não somente em datas específicas: Páscoa, Natal e Dia das Crianças, mas de maneira recorrente e consistente;

  • Pautar ações internas focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis e ESG;

  • Expandindo sua rede de fornecedores, trazendo empresas que tenham representatividade nas suas equipes, privilegiar empresas menores e dar apoio para desenvolvimento destes fornecedores.


E para colocar em prática todas estas possibilidades muitas vezes as empresas precisam fazer parcerias com outras empresas, consultorias ou universidades para conseguir gerar os impactos positivos de maneira sustentável.


Podemos ajudar a sua empresa a colocar o "S" da coisa em prática.


contato@diversashub.com.br

11 99177-3722




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