top of page

RH Inclusivo: já não bastava ser Estratégico, agora também precisa ser Inclusivo?



O título deste artigo de opinião já uma provocação reflexiva, ter um RH Estratégico é um desafio que muitas empresas ainda não alcançaram e agora proponho a ideia de um RH Inclusivo, seria mais uma coisa para se preocupar?


Para responder esta pergunta é preciso primeiramente, explicar o RH Estratégico e depois o conceito de RH Inclusivo.


RH Estratégico é um modelo de governança de RH baseado na gestão de pessoas alinhado com os objetivos do negócio, trocando em miúdos, significa que o RH não atua como um departamento fechado em si, cuidando dos seus processos e políticas internas, o RH Estratégico atua para além das fronteiras departamentais, baseia suas ações nos dados, expectativas e objetivos da empresa e das pessoas, coordenando diferentes estratégias de atuação para alcançar o melhor resultado com os recursos disponíveis.


Para um RH ser estratégico não basta a vontade, disposição ou conhecimento das pessoas que trabalham na área de Recursos Humanos, é necessário que a alta direção da empresa entenda que este modelo de atuação é mais vantajoso para o negócio e contribui para os resultados efetivos, abrindo espaço para diálogos sobre as pessoas e colocando a área de Gente em pé de igualdade com a área Financeira.


O RH Estratégico tem capacidade de analisar cenários e intervir de maneira proativa na preparação para as mudanças que são necessárias e aquelas que ainda estão por vir, por exemplo, repensando contratações, maneiras de retenção dos talentos, adequações de cargos e salários, como encaixar as pessoas certas nos lugares certos, por exemplo.


Acontece que o cenário social e econômico, no qual as empresas estão inseridas, mudou:

  • 87% dos brasileiros escolhem comprar produtos sustentáveis (segundo agência Union+Webster);

  • 60% dos ativos de fundos mútuos estarão empregados em empresas que utilizam o ESG nas suas estratégias de negócios (segundo relatório PwC),

  • além de surgirem, com mais frequência, problemas cada vez mais complexos que exigem diferentes perspectivas e visões de mundo para solucioná-los, entre outras mudanças nesta mesma direção.


Neste contexto, Diversidade e Inclusão assumem o protagonismo nas ações das empresas e passa a ser cada vez mais estratégico para as empresas.


Portanto, o RH Inclusivo é, na sua essência, um RH Estratégico e contribui para o aumento da representatividade de pessoas de diferentes marcadores sociais nas suas estruturas e ao mesmo garante que todas as pessoas sejam tratadas com respeito e dignidade, tendo oportunidades de desenvolver suas carreiras na empresa.

Para isso acontecer, não basta entender a Diversidade como um novo subsistema de RH que deve ser administrado como Seleção, Clima, Cultura etc...


As ideias relacionadas à Diversidade e a Inclusão devem fazer parte da maneira como o RH pensa e age em todos os seus subsistemas. O tema Diversidade e Inclusão é um grande “guarda-chuva estratégico” para definir o novo jeito de como a Gestão de Pessoas deve ser conduzida.

Significa entender que abrir espaço para diferentes pessoas, valorizando profissionais diversos com suas múltiplas qualidades, aptidões específicas, experiências individuais vão garantir um quadro de competências e soft skills muito mais rico, dinâmico e produtivo, promovendo um equilíbrio saudável para a organização.

Pensando nisso, a DiversasHub criou uma trilha de aprendizagem dedicada para preparar profissionais de RH mais inclusivo. O curso RH Inclusivo: Diversidade e Inclusão nas Ações de RH é um curso gratuito que promove aprendizados e reflexões sobre como tornar os subsistemas de RH mais inclusivos.


Ao longo de 6 aulas (Contexto, Cultura, Seleção, Liderança, Comunicação e Desenvolvimento de Programas de Diversidade) as pessoas participantes terão acesso a muito conteúdo e troca de experiências com as consultoras.




47 visualizações0 comentário

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
bottom of page