top of page

Experiência Vivencial de Aprendizagem: já pensou nesta estratégia para temas sobre D&I?


O que é uma experiência vivencial de aprendizagem?


É um tipo de ação que leva as pessoas participantes a um nível mais profundo de reflexão proporcionando uma aprendizagem que vai além do conteúdo de uma temática. É um processo que passa pela reflexão e internalização do que é vivido.


Uma experiência vivencial de aprendizagem ocorre dentro do que chamamos de ciclo de aprendizagem vivencial que tem sua origem nos estudos de David Kolb (1990), um psicólogo estaduniense. O ciclo de aprendizagem vivencial pressupõe que partir de uma determinada atividade, a pessoa ou um grupo de pessoas é capaz de refletir e extrair analogias que conectam com as experiências do dia-a-dia profissional, aumentando a percepção ddo que podem melhorar e aquilo que devem manter como uma boa prática.


Muitos recursos pode ser utilizados como apoio à uma experiência de aprendizagem vivencial, tais como: dinâmicas de grupos, jogos, filmes, experiências em diferentes contextos.


De acordo com Aranha (2008), a melhor forma de uma experiência vivencial ocorrer é passando por cinco fases:


  • Vivência: realização da atividade;

  • Relato: a partir de contação e compartilhamento de histórias, reações e sentimentos;

  • Processamento: análise da experiência a partir da atividade;

  • Generalizações: comparações e conexões com situações reais;

  • Aplicação: compromisso pessoal para a utilização dos novos conceitos no dia- a- dia de sua atividade profissional.


E esta pode ser uma excelente estratégia para os temas de Diversidade e Inclusão.


Muitas vezes as pessoas impõem barreiras e limitações aos temas relacionados à diversidade e inclusão por receio de não saberem como lidar com determinada pessoa ou pelo medo de errar, seja pelos preconceitos individuais ou pelos preconceitos estruturais presentes na nossa sociedade ou pela falta de conhecimento.


Proporcionar experiências reais que abordem diferentes temas de maneira positiva e estruturada, pode contribuir muito para a sensibilização e conscientização das pessoas sobre diferentes pilares da diversidade.


Na Diversas Hub temos propostas de experiências vivenciais que tratam diferentes aspectos transversais dos pilares da diversidade e que de maneira respeitosa e inclusiva contribuem para uma aprendizagem vivencial, consciente e duradoura.


Entre em contato e teremos a maior felicidade em falar sobre as possibilidades de promover uma experiência de vivencial de aprendizagem sobre diversidade.


Nosso propósito é contribuir para tornar as empresas mais inclusivas!


Venha com a gente!


contato@diversashub.com.br




8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page