top of page

Como convencer a liderança da sua empresa de que Diversidade e Inclusão importam?



Profissionais que atuam no RH ou até mesmo pessoas que trabalham dedicadas à ESG ou Diversidade e Inclusão sempre se questionam: como convencer a liderança de que Diversidade e Inclusão importam?


Isso ocorre, muitas vezes, porque a empresa recebeu um direcionamento "top down" (de cima para baixo) e não houve uma preocupação com cascatear esta intenção para todos os níveis de liderança nas empresa ou a empresa (por meio da liderança) ainda não manifestou interesse em atuar nesta frente.


Para os dois cenários, as 03 estratégias que serão apresentadas agora funcionam, ou pelo menos, ajudam a começar um trabalho de convencimento eficiente.


1. Apresentar fatos: mostrar o que está acontecendo no mercado e na sociedade, fatos reportados na mídia ajudam a demonstrar que existe um movimento de mudança nesta direção. São inúmeros exemplos de empresas, CEO's, executivos e lideranças que se posicionaram de maneira incorreta e geraram um grande prejuízo à imagem e reputação da empresa ou sua marca, também não faltam exemplos de como grandes empresas estão se posicionando em relação às questões da diversidade e inclusão e consequentemente, influenciando fornecedores neste aspecto.





2. Apresentar dados: muitas pesquisas revelaram e continuam demonstrando o quanto diversidade e inclusão trazem resultados tangíveis para o negócio, seja na produtividade, criatividade, inovação, motivação ou retenção de talentos. Mostrar os dados ajuda a trazer concretude para a ideia e facilita o entendimento da sua relevância.




3. Mostar o que a concorrência está fazendo: esta é uma estratégia bastante interessante, visto que um dos comportamentos empresariais mais comum é o mimetismo, ou seja, a imitação de outras empresas, algumas pessoas chamam de tendências. Se o concorrente está fazendo, significa que ele pode estar um passo à frente da sua empresa e isso nenhuma liderança quer.


E lembre-se o diálogo é a uma das mais poderosas ferramentas para mudança.

Não tenha receio de colocar este tema em pauta na próxima reunião.


Seja uma pessoa agente de transformação!


Precisa de ajuda para convencer sua liderança?


Fale com a gente: contato@diversashub.com.br





24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page